Salada de dente de leão para manter a forma
Violeta ou rosas não são mais surpresa em saladas ou sobremesas. Mas você já provou dente de leão? Aprenda a fazer salada nutritiva e saborosa com os russos.
Maria Afonina | Russia Beyond
Você sabia que o dente de leão contém mais vitamina A que as cenouras? Essas plantas também são ricas em vitaminas B1, B2, B3, C, E e K, e possuem boro, ferro, cálcio, magnésio, zinco e fósforo em sua composição. A folha em si tem sabor amargoso, mas é justamente isso que estimula a digestão. Além disso, são repletas de antioxidantes.
Dente de leão © ento2 |
Na Rússia, os dentes de leão são geralmente considerados uma erva daninha e, quando aparecem no final da primavera e início do verão, começa a batalha contra elas nas datchas (casas de campo). O receio é, de certo modo, justificável: segundo os biólogos, um dente de leão pode produzir até 1.500 sementes.
Quem não extermina os dentes de leão, porém, costuma usá-los na alimentação.
Para uma versão simples de salada russa com essas plantas, é preciso, além das folhas de dente de leão, cebolinha, salsinha e sal com azeite; mas há várias outras versões. Os russos mais corajosos usam esse prato como um petisco, comendo-o com salo e pão, acompanhados de um shot de vodca. Seja como for, os benefícios para os adeptos de um estilo de vida saudável são evidentes.
Getty Images |
Ingredientes
1 ramo de folhas de dente de leão
1 cenoura
1 colher de chá de suco de limão
1 colher de sopa de azeite
Sal
Pimenta
Modo de preparo
Para a salada, é melhor usar folhas jovens de dentes de leão, isto é, antes ou no começo do período de floração. Se isso não possível, mergulhe as folhas em salmoura por 1 a 2 horas para se livrar do sabor amargo.
Corte as folhas de dente de leão, rale a cenoura e tempere a salada com suco de limão e azeite, sal e pimenta a gosto. Se desejar, adicione um pouco de nozes ou use óleo de linhaça em vez de azeite. Sour cream ou maionese caseira também são bons complementos.
Priátnogo appetita!
Comentários
Postar um comentário