Mindful eating: comendo com atenção plena

Mindful Eating tem sido praticada no Brasil desde os anos 90 com o intuito de auxiliar as pessoas a estabelecerem uma relação saudável com a comida.


Bia Dorazio | G1

MINFULNESS é um termo que significa: ESTAR ATENTO. Pode-se aplicar a qualquer atividade cotidiana, que poderá ser praticada com mais consciência, como por exemplo, conversar com pessoas, fazer exercícios, tomar banho, escovar os dentes e até mesmo comer.

comer com atenção plena

O que é Mindful Eating?

É um conjunto de técnicas baseadas em exercícios de meditação que tem como objetivo trazer a atenção plena para o que está se passando no momento, com a finalidade de se tornar consciente do que leva para a boca.

Ao praticar mindful eating a pessoa deve se sentar de forma confortável, manter-se de olhos fechados, promover um contato com o próprio corpo e procurar relaxar, tendo como foco a respiração, sentindo o ar entrando nos pulmões, assim como o caminho de volta do ar. No momento a atenção deve ser voltada para a comida, mas de forma não julgadora, não é pra pensar nas calorias e nem mesmo nos benefícios dos alimentos e sim sentir.

Antes mesmo de pegar o alimento a pessoa deve olhar para ele e escolher como se estivesse conhecendo este alimento, sentir a textura, sem fazer isso de forma automática, como muitas vezes acontece. Após o primeiro sentido que é o da visão, o próximo contato é cheirar, sentir o aroma do alimento para só depois colocá-lo na boca. Podem vir no pensamento inclusive memórias a respeito deste alimento, ao hábito de comer, que podem ser memórias positivas ou negativas. Pode deixar o alimento dissolver na boca sem mesmo mastigá-lo a ponto de perceber o sabor com atenção.

Neste momento não tem certo ou errado, é uma experiência única de apreciação. A pessoa vai refletir e observar como é que seu corpo reage ao alimento observando cada sensação.

Comer é inerente ao ser humano

Estas colocações acima podem não ser uma grande novidade, até porque o ato de comer é natural do ser humano, porém a vida acelerada, muitas vezes com excesso de trabalho e sem tempo até para se alimentar pode levar a pessoa a esquecer de saborear o alimento.

Por outro lado, tantas informações, assim como limitações a respeito dos alimentos pode levar a pessoa a nem querer saborear o alimento.

Alimentar-se não é só uma questão de repor nutrientes nem tão pouco de compensar frustrações. Estar atento ao que se come, saborear os alimentos, ter equilíbrio e boa relação com a comida também são formas de comer o que o corpo necessita. Chega uma hora que não se sabe se isso é causa ou consequência.

Experimente praticar Mindful Eating

Que tal fazer uma experiência de comer atentamente e sem julgamentos? Você pode escolher justamente um alimento que você já sabe que come com culpa ou em excesso e observá-lo melhor em todos os aspectos. Você pode se surpreender com os resultados.

Comentários

Postagens mais visitadas